O número de acidentes envolvendo o transporte de cargas marítimo chamou atenção no último mês de março. Diversos navios registraram diferentes tipos de sinistros, de incêndios complexos no porão, passando por tempestades e até colisões entre duas embarcações, causando a perda de contêineres.

Logo no começo do mês, em 3 de março, o Maersk Shangai descartou 73 contêineres por conta de uma intensa tempestade na região do Oregon, nos Estados Unidos. Cinco dias depois, o Maersk Honam sofreu um grande incêndio a 900 milhas náuticas de Oalhat, em Omã.

No dia 15 de março, um navio carregado com 62 mil toneladas de fertilizantes encalhou no canal de acesso ao Porto de Paranaguá, no estado do Paraná. Já no dia 19 de março, os navios MV Tolten e MV Hamburg Bay colidiram no Terminal de Karachi, no Paquistão, causando a perda de 21 contêineres que caíram na água.

“Apesar do crescente desenvolvimento da tecnologia nas embarcações, o aumento considerável do comércio marítimo tem contribuído para o número de acidentes, principalmente nas entradas e saídas dos portos”, explica Vanderlei Moghetti, gerente de Sinistros da Argo Seguros. “Além disso, as vezes a falta de cuidado para o acondicionamento da carga nos navios acaba gerando acidentes inesperados”, completa.

 

Vanderlei Moghetti, da Argo Seguros

 

O crescimento do número de acidentes reforça a importância do seguro de transporte de cargas, que visa proteger as mercadorias contra os mais diversos riscos – como incêndios, queda, extravio e roubo – desde a origem até o seu destino final. Existem dois tipos de apólices para essas situações, as abertas (ou de averbação) e as avulsas.

Basicamente, o que as difere é a frequência de utilização. Enquanto a primeira é mais indicada para empresas que frequentemente  transportam mercadorias, a segunda é voltada para empresas de pequeno e médio porte, além de pessoas físicas, que importam ou exportam mercadorias esporadicamente.

“As apólices avulsas são uma boa solução para quem deseja evitar qualquer tipo de problema com o transporte de sua mercadoria. Basta lembrar que quando trazemos algo dos Estados Unidos ou da China, que fica do outro lado do mundo, por exemplo, essa operação envolve alguns riscos que podem ser facilmente evitados”, explica Mariana Miranda, gerente de Subscrição Cargo Marine da Argo Seguros.

 

Mariana Miranda, da Argo Seguros

 

Vale lembrar que o seguro oferece ainda diversas coberturas adicionais para eventos extraordinários, como guerra e greves. Dependendo da apólice, as seguradoras ficam responsáveis também após o desembarque e no percurso complementar até o destino final.

“São por situações como essas que orientamos aos importadores que jamais realizem suas operações sem a contratação de um seguro de transporte internacional, pois correm risco de sofrerem um enorme prejuízo em caso de algum sinistro no navio ou com sua carga”, finaliza Mariana.

Sobre a Argo Seguros

A Argo Seguros é uma companhia especializada em seguros de Transportes, Riscos Patrimoniais, Responsabilidade Civil Geral e Profissional. Através da sua plataforma digital Protector – www.argo-protector.com.br – oferece também proteção para prestadores de serviços, transportadores, bikers entre outros, sendo reconhecida no mercado pela qualidade dos produtos e excelência no atendimento aos segurados e corretores parceiros.

Está entre as cinco maiores seguradoras de Transporte Internacional e de  Responsabilidade Civil Profissional. É subsidiária da Argo Group, Seguradora e Resseguradora com atuação em diversos mercados, listada na Nasdaq (AGII) e classificação A pela A.M. BEST e A- pela S&P. Para saber mais acesse www.argoseguros.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioPostar Comentário